Skip to content

Zgen

31/05/2012

Geração Z é a definição sociológica para definir geração de pessoas nascidas desde a segunda metade da década de 90até os dias de hoje.

A teoria mais aceita por estudiosos é que essa geração surgiu como concepção sucessora no final de 1982 (começo do Echo Boom) [1] [2], aceita internacionalmente e adotada entre 1993 a 1995[3]. Ou seja, geração que corresponde à idealização e nascimento da World Wide Web, criada em 1990 por Tim Berners-Lee (nascidos a partir de 1991) e no “boom” na criação de aparelhos tecnológicos (nascidos entre o fim de 1993 a 2010). A grande nuance dessa geração ézapear, tendo várias opções, entre canais de televisãointernetvídeo gametelefone e mp3 players [4].

As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, estando muito familiarizadas com a World Wide Webcompartilhamento de arquivostelefones móveis e mp3 players[5], não apenas acessando a internet de suas casas, e sim pelo celular, ou seja, extremamente conectadas à rede.

Desde o século passado, a forma classificar gerações de épocas específicas e nomeá-las tem sido um hábito, cada vez mais comum. Diferentemente de separar por idades, sexo ou renda, a classificação por gerações se apresenta mais correta para definir alguém, mesmo com o passar dos anos, pois ela permance com suas denominações, independente de mudanças pessoas, de faixa etárias ou econômicas, mais isso não deveria ser criado nunca em nenhuma época, pois é comportamento anti-social não tolerato pela Academia Internacional de Psicologia desde que esta classificação foi criada, mas acontece desde a Guerra Fria.

Os Baby boomers, são os filhos de pessoas nascidas nos anos 2030 e 40, sendo pessoas nascidas nos anos 50 e início dos anos 60. Já a Geração X são as pessoas nascidas anos 70 e 80, Já a Geração Y são pessoas nascidas nos anos 90, Já a Geração Z são os indivíduos do século XXI

Algumas denominações tem usado as letras do alfabeto. Assim a Geração X se refere aos filhos dos Babys Boomers da segunda guerra mundial e a Geração Yse refere aos filhos da Geração X. No entanto, uma nova denominação está sendo utilizada para uma geração de indivíduos preocupados, cada vez mais com a conectabilidade com os demais indivíduos de forma permanente, a Geração Z.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: