Skip to content

“Se você não está disposto a fazer algo novo, então é difícil ser criativo.”

21/01/2013

Uma coisa que separa os grandes inovadores de todos os outros é que eles parecem saber muito sobre uma ampla variedade de tópicos. Eles sãoespecialistas generalistas . . Sua base de conhecimento ampla apoia a sua criatividade.

Como se vê, há dois traços de personalidade que são fundamentais para generalistas especialistas:  abertura à experiência e Necessidade de Cognição.

Abertura à experiência é um dos cinco grandes características de personalidade identificados por psicólogos. A Big Five são as características que refletem as maiores diferenças entre as pessoas na maneira de agir. Abertura à experiência é o grau em que uma pessoa está disposta a considerar novas ideias e oportunidades. Algumas pessoas gostam da perspectiva de fazer algo novo e pensar em coisas novas. Outras pessoas preferem ficar com ideias e atividades habituais.

Como você poderia esperar, os níveis elevados de abertura à experiência às vezes pode estar relacionado a criatividade. Afinal, ser criativo requer fazer algo que não tenha sido feito antes. Se você não está disposto a fazer algo novo, então é difícil ser criativo.

No entanto, a criatividade também requer conhecimento. A fim de fazer algo que não foi feito antes em alguma área, você tem que saber muito sobre essa disciplina. Pintores criativas precisa saber muito sobre arte e pintura.Cientistas criativos precisam ser qualificados em sua ciência.

“Se você não está disposto a fazer algo novo, então é difícil ser criativo.”

Ao mesmo tempo, a criatividade requer frequentemente analogias entre um corpo de conhecimento e outro. Pablo Picasso fundiu técnicas de arte ocidentais com elementos da arte Africano. Ele ficou impressionado com a maneira como os artistas africanos combinavam múltiplas perspectivas em um único trabalho, e que ajudou a levar ao desenvolvimento do cubismo. Da mesma forma, grandes cientistas muitas vezes traçam paralelos entre diferentes áreas para criar novas idéias. Na história da ciência, Johannes Kepler lutou para entender como os planetas podem se mover ao redor do Sol, e baseou-se em seu conhecimento de luz e magnetismo para tentar entender a força que movia os planetas.

Para ter conhecimento profundo sobre uma disciplina como bem como uma ampla base de conhecimento que pode ser extraído posteriormente para analogias, é importante para que alguém gosta de pensar. Aprender coisas novas pode ser difícil e frustrante, e assim as pessoas que gostam de pensar vai ficar com um tema novo tempo suficiente para adquirir um bom conhecimento sobre o assunto. Psicólogos John Cacioppo, Richard Petty, e seus colegas identificaram a necessidade de Cognição característica, que reflete o quanto as pessoas gostam de pensar.

Algumas pessoas são levadas a pensar profundamente sobre algum tópico, enquanto outros evitam situações que os obrigam a pensar. Pessoas altas em Necessidade de Cognição rotineiramente gastam tempo e esforço necessário para aprender coisas novas, simplesmente porque apreciam o processo de aprendizagem.

Criatividade, muitas vezes requer analogias entre um corpo de conhecimento e outro.

A combinação de alta abertura à experiência e alta necessidade de cognição é poderosa. Pessoas com esta combinação de características desenvolvem o hábito de aprender sobre uma ampla gama de temas. Eles assistem a documentários e acompanham artigos publicados. Eles se envolvem em conversas sobre assuntos novos e fazer muitas perguntas para garantir que eles entendem.

Eu chamo essas pessoas especialistas generalistas, porque eles têm uma grande variedade de conhecimento. Eles são capazes de usar esse conhecimento para sugerir novas formas de olhar para os problemas. Eles também são bons para trafegar entre as áreas de conhecimento. Assim, quando um grupo se reúne para resolver um problema, eles podem ajudar a diferentes membros desse grupo para ver como seu conhecimento inter-relaciona.

Naturalmente, se acontece de você não ser elevado em abertura à experiência e Necessidade de Cognição, você ainda pode desenvolver hábitos para ajudá-lo a ser mais criativo. Se você tende a resistir a novas idéias, reconheça o valor de novas experiências e trabalhe para se abrir para mais oportunidades. Se você é do tipo de pessoa que muitas vezes evita pensar em favor de outras atividades, reserve um pouco mais de tempo do seu dia para você se concentrar em aprender algo novo. Quanto mais você ampliar e aprofundar sua base de conhecimento, mais oportunidades você terá de ser criativo.

 

E você?

Você se considera um generalista especialista? Como você tem ampliado sua base de conhecimento?

 

Art Markman é professor de Psicologia e Marketing na Universidade do Texas em Austin e diretor do programa nas  Dimensões Humanas das Organizações . Seu livro mais recente é chamado Smart Thinking (pensamento inteligente).

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: