Skip to content

Você sabe o que é Crowdfunding?

21/01/2013

A era digital trouxe novas maneiras de fazer negócios. Um vídeo com uma ideia diferente no Youtube  ou no Vimeo, pode percorrer o mundo inteiro e receber investimentos de diversas partes. E para você conversar com alguém do outro lado do mundo, basta estar conectado a internet.

Aliado a isso, a geração Y, cada vez mais quer ser independente e o numero de jovens empreendedores aumenta a cada dia. Aquele problema de “não tenho o capital para investir” já não faz mais tanto sentido. As redes de crowdfunding estão crescendo e ganhando atenção especial de investidores anjos.

Mas o que é, e como funciona o crowdfunding?

O crowdfunding é um modelo de financiamento colaborativo (já bem popular nos EUA), o sistema é uma forma de “vaquinha virtual”, em que empreendedores divulgam a sua ideia e quanto precisam para concretizá-la. Os modelos não os mais variados possíveis. Desde financiamentos para projetos culturais, artísticos, literários, financiar novos negócios e até mesmo para apoio assistencialista.
Os patrocinadores serão as pessoas em geral, que contribuirão com dinheiro e depois serão recompensadas de acordo com a quantia doada. Quanto maior a doação, melhor é o brinde recebido em troca.

O principal site desse modelo, o Kickstarter  já começou sua expansão mundial. Depois de ter arrecadado cerca de US$100 milhões em seus projetos em 2011, o co-fundador da plataforma disse em uma entrevista que pretende leva-lo a outro nível: “Queremos levá-lo a um outro nível, como a Wikipédia. Queremos que as pessoas não só achem legal e entendam que ele funciona, mas também usem bastante e façam do Kickstarter uma grande utilidade da web.”

E o sucesso do Kickstarter, é tão visível que, é possível dizer que algumas das pequenas empresas que fizeram mais barulho na CES 2013 (Consumer Electronics Show) foram criadas do “espírito Kickstarter de ser”, com muitos investidores menores por todo o mundo.

E nesta edição da CES, ficou claro que além de tecnologia, “vender ideias” é uma tendência mundial. Então, abrir espaço não só para os monstruosos fabricantes e suas tecnologias de ponta, mas para pequenas novidades que podem fazer nossa vida melhor, é crucial.

E você que tem alguma ideia e precisa de um empurrãozinho, veja a lista com alguns sites de crowdfunding no Brasil.

PROJETOS EM GERAL

Vakinha

LET`s

Benfeitoria

Começaki 

Impulso.org (voltado para pequenos microempreendedores do Brasil)

PROJETOS PARA SHOWS E EVENTOS

Embolacha

Showzasso
PROJETOS CRIATIVOS

Catarse

BePart

IdeaMe

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: